Alimento e Vida

O Que Sua Língua diz Sobre sua Saúde? Você vai Gostar de Saber!

Você provavelmente sabe que a língua desempenha um grande papel na forma como você detecta o sabor, mas você sabe o que mais ela pode fazer?

A maioria de nós não pensa em nossas línguas diariamente. Elas são uma das partes mais importantes do corpo que normalmente são negligenciadas: até comer algo realmente quente. Assim como outras partes do corpo, a língua pode mostrar sinais de doença ou trauma para nos dizer que algo não está certo. Ser capaz de reconhecer os sete sinais associados à sua língua pode ajudá-lo a saber quando algo está errado:

Se a sua língua estiver

rachada Uma rachadura no meio da sua língua pode se desenvolver com a idade. Se você notar pequenas rachaduras em sua língua, elas provavelmente são inofensivas. Essas rachaduras podem ser passados geneticamente. No entanto, se a fenda for acompanhada por inchaço do rosto ou dos lábios, você deve consultar um médico. Pode ser uma indicação de uma doença rara chamada síndrome de Melkersson-Rosenthal.

Se a sua língua estiver branca ou esbranquiçada

Um revestimento grosso e branco em sua língua é um sinal de uma infecção por fungos chamada candidíase oral. É mais comum entre crianças e adolescentes, mas também pode acontecer com pessoas que usam dentaduras postiças, que têm um sistema imune fraco ou estão tomando antibióticos. Se uma delas se aplica a você, visite o médico para descobrir como tratá-la.

Se você tem feridas em sua língua

Sua língua pode estar ferida devido a mordidas ou devido a pequenas úlceras. A maioria das úlceras na língua aparecem, devido ao estresse e aos alimentos ácidos. Se as feridas não desaparecerem dentro de duas semanas, faça uma consulta com o seu médico. Essas feridas também podem ser um sinal de câncer bucal.

Se a sua língua tem bordas

onduladas Se as bordas da sua língua são onduladas, isso pode significar que sua língua está inchada. O inchaço faz com que pressione mais contra os dentes. Isso normalmente acontece quando algo mais está errado com seu corpo, como alergias, um problema de tireóide, febre ou desidratação. Vá ver o seu médico para descobrir o que pode estar causando o inchaço.

Se a sua língua estiver rosa e irregular

Se a sua língua está rosa e irregular, você não tem motivos para se preocupar. As pequenas irregularidades em sua língua são chamados de papilas. Elas são responsáveis pelo reconhecimento do sabor, doce, salgado, amargo, etc; das diferentes substâncias.

Se a sua língua tiver manchas brancas

Manchas brancas que aparecem no lado ou debaixo da língua podem ser um sinal de leucoplasia, uma reação a uma irritação de longo prazo em sua língua. A irritação constante faz com que as células da área afetada se multipliquem mais do que o habitual, criando uma mancha branca. Talvez nem sempre seja preocupante, mas pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento do câncer mais tarde. Verifique com seu médico para se certificar de que não é nada grave.

Se a sua língua estiver vermelha e você tiver febre

Se a língua estiver com uma cor vermelho escuro, acompanhado de febre alta, entre em contato com seu médico imediatamente. Pode ser um sinal de escarlatina – infecção de garganta com uma erupção cutânea – ou doença de Kawasaki, que afeta os vasos sanguíneos. A doença de Kawasaki é uma doença auto-imune, não contagiosa, encontrada em crianças menores de oito anos de idade. Se o seu filho estiver com esses sintomas, leve-o a um médico para garantir que ele seja tratado corretamente.

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

INSCREVA-SE NO CANAL ► https://goo.gl/JWAeet
Facebook ► https://goo.gl/QJwd9p

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde – médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.