Você Sente Cãibras nas Pernas? Veja Como Parar Com Elas Naturalmente

As câimbras nas pernas acontecem devido a uma contração rápida e dolorosa de um músculo na perna, sendo mais comuns na panturrilha.

À noite, suas pernas parecem ter uma mente própria?

Você tenta fechar os olhos e descansar depois de um longo dia, mas as pernas começam a tremer involuntariamente?

Estas câimbras noturnas são comuns e também podem gerar dor nos pés, panturrilhas e coxas.

Mas afinal, o que causa a câimbra nas pernas?

Basicamente a câimbra nas pernas é resultado de quatro fatores simples: Falta de exercício, Desidratação, Deficiência de magnésio e Problemas circulatórios.

Vejamos algumas maneiras de evitar câimbra nas pernas:

Exercícios de alongamento
Realizar alguns exercícios pode estimular o fluxo sanguíneo, que irá transportar oxigênio e nutrientes vitais para seus músculos da perna.

Aqui está um exercício fácil:
Fique de frente para uma parede;
Coloque uma perna a frente da outra, num ângulo de 60º; Mantenha os pés no chão, inclusive o calcanhar;
Pressione a perna da frente para frente e mantenha a perna de trás esticada, isso irá alongar a perna que não está sendo pressionada; Mantenha esta posição por 2 segundos; Retornar à posição inicial e repousar durante 10 segundos; Repita 6-8 vezes em cada perna.

Este exercício permite que você faça um bom alongamento.

Quer um exercício de emergência para câimbra nas pernas?
Primeiro, sente-se e estique suas pernas a sua frente.

Coloque ponta do pé da perna que não está com câimbra em cima da ponta do pé da perna que está com câimbra.

Alongue a perna que está com câimbra deixando-a o mais reto e próximo ao chão possível. Respire fundo e relaxe até a câimbra passar.

Desequilíbrio eletrolítico
Se você não estiver bebendo água suficiente, você pode ter um desequilíbrio eletrolítico. Aprenda uma receita fácil de bebida eletrolítica e reponha seus líquidos.

Ingredientes:
50 ml de água
6 colheres de chá de açúcar
¼ a ½ colher de chá de sal marinho;
Suco de um limão;

Misture todos os ingredientes no liquidificador, adicione gelo e aproveite.

Deficiência de magnésio
O magnésio faz maravilhas para aliviar as câimbras nas pernas. Para adicionar magnésio à sua dieta, coma muitas folhas verde-escuro, bananas, sementes de abóbora, iogurte e chocolate amargo. Outra forma de complementar o magnésio do seu corpo é criar o seu próprio óleo para massagear suas pernas à noite.

Ingredientes
½ xícara de Cloreto de Magnésio em flocos;
½ xícara de água destilada.

Ferva a água e adicione o magnésio em flocos.
Mexa continuamente até misturar bem.
Retire do fogo e deixe esfriar.
Armazene em recipiente fechado, com aplicador de spray.
Aplique de 5 a 10 pulverizações em cada perna uma hora antes de dormir.

Dica extra: Tome sua dose diária de vitamina D.
Se você tem uma vida saudável, está tomando bastante água e não tem deficiência de magnésio, mas ainda tem câimbra nas pernas, então você pode estar com deficiência de vitamina D.

A vitamina D tem a função de ajudar o corpo a absorver o cálcio. A melhor fonte de vitamina D é a exposição ao sol. Caso você não tenha acesso ao sol ou não goste, também é possível repor a vitamina D comendo frutos do mar.

Você também pode simplesmente tomar um suplemento. Caso a câimbra nas pernas persista, então contate um médico para saber maiores possibilidades.

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*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde – médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.

Ed Santos

Cristão apaixonado pela família. Gosta de atividades físicas e alimentação saudável. Nas horas vagas pesquisa e publica artigos e ajuda pessoas com práticas saudáveis!

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