Alimento e Vida

5 Sinais de Que Você Pode Estar com Potássio Baixo e Como Melhorar Isso

Quando ficamos doentes, nossos corpos perdem vitaminas e minerais essenciais. O esgotamento desses minerais pode prolongar nossa doença e muitas vezes agravar nossa condição.

Se tivermos uma gripe, por exemplo, também podemos perder eletrólitos, substâncias que se tornam íons no corpo.

Os eletrólitos mais comuns em nossos corpos são sódio, potássio e cloreto. Um desequilíbrio eletrolítico afeta órgãos vitais, como nossos rins, coração e pulmões.

Especificamente, a falta de potássio pode ser resultado de diarreia, vômitos, medicação ou uma dieta ruim.

Veja os sintomas que caracterizam baixos níveis de potássio:

1. Retenção de água
A falta de potássio pode resultar em altos níveis de sódio, uma vez que o potássio ajuda a regular a quantidade de sal em nossos corpos. Se você não obtém suficiente potássio em sua dieta, você pode sentir que está retendo líquidos constantemente. Um efeito secundário adicional nesta questão é a pressão arterial elevada.

2. Problemas digestivos
Os baixos níveis de potássio podem gerar problemas no intestino. O aumento dos gases e a ocorrência de constipações podem significar que nossos níveis de sódio não estão adequadamente equilibrados. Certifique-se de consumir alimentos ricos em potássio suficiente para manter seu sistema digestivo funcionando sem problemas.

3. Problemas no sistema nervoso
O potássio é responsável por uma parcela significativa do bem-estar do nosso sistema nervoso. Quando não recebemos bastante potássio, muitas vezes experimentamos uma sensação de formigamento nas extremidades.

4. Irregularidades cardíacas
O potássio, como os outros eletrólitos, afeta a capacidade de nossos corpos de conduzir eletricidade. Como o coração bate de acordo com impulsos elétricos, quando perdemos a capacidade de conduzir eletricidade devido aos baixos níveis de potássio, o ritmo que o coração bate pode ser alterado. Quando falta potássio, nosso coração pode começar a vibrar e palpitar.

5. Letargia
Seu corpo precisa de potássio para operar corretamente, e quando você fica doente e perde eletrólitos importantes, muitas vezes se sente degradado e letárgico. A fraqueza geral é um sinal de baixos níveis de potássio.

Se você descobrir que está lutando constantemente com um ou mais desses problemas, tente complementar sua dieta com alimentos ricos em potássio:

1. Frutas
Frutas como romãs, damascos e abacates são perfeitas para quem não possui potássio. Uma romã contém mais de 650 miligramas de potássio.

Os damascos, especialmente os secos, trabalham para aumentar seus níveis de potássio e ajudam a manter seu peso sob controle. Apenas meia xícara de damasco seco pode fornecer quase 800 miligramas de potássio.

O último na nossa lista de frutas ricas em potássio é uma fruta alta em gorduras saudáveis, em vez de carboidratos. O abacate contém mais de 1000 miligramas de potássio, sendo um alimento coringa para quem precisa elevar os níveis de potássio.

2. Água de coco
O potássio não só vem em um sólido, mas também em uma forma líquida. A água de coco natural possui bastante potássio, cerca de 600 miligramas por xícara. Certifique-se de que a marca escolhida não possua conservantes ou açúcares adicionados.

3. Espinafre
O espinafre contém grandes quantidades de potássio, além de ser muito versátil para preparar e consumir.

4. Batata doce
A batata doce é um alimento rico em potássio, com cerca de 850 miligramas. Além disso, também tem alta dose de betacaroteno e Vitamina C.

Agora que você conhece os alimentos ricos em potássio, aproveite para melhorar seus níveis iônicos e manter a sua saúde.

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

INSCREVA-SE NO CANAL ► https://goo.gl/JWAeet
Facebook ► https://goo.gl/QJwd9p

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde – médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.