Alimento e Vida

A Negatividade Provoca Câncer? Conheça os Benefícios do Perdão

http://youtu.be/gWk2EoPuriI

O câncer ainda é uma doença enigmática e assustadora para quem recebe o diagnóstico. Guardar rancor pode provocar câncer?

Você já sentiu remorso devido a algum acontecimento do passado ou sente mágoas de alguém? Ou talvez, você acredite que foi traído e sente dificuldades em perdoar a pessoa?

Todos nós já passamos por isso alguma vez nessa vida.

Sentimentos negativos volta e meia sobrevoam nossa cabeça, mas cientistas estão descobrindo que esses sentimentos podem fazer mal não só para sua saúde mental, mas também para sua saúde física.

Para examinar os efeitos das emoções negativas em nosso corpo, pesquisadores examinaram participantes de ambos os sexos enquanto analisavam suas memórias mais dolorosas e seus rancores.

No estudo, os pesquisadores prestaram atenção em alguns marcadores como a pressão sanguínea, freqüência cardíaca, tensão muscular facial e atividade das glândulas sudoríparas.

Depois, os participantes foram convidados a imaginarem-se concedendo o perdão para as pessoas com quem tinham sentimentos negativos a respeito.

A conclusão foi surpreendente: emoções negativas aumentaram a resposta ao estresse e a produção de suor enquanto o perdão reduziu a pressão arterial além de relaxar diversos músculos, como os da face.

De acordo com Dr. Steven Standiford, chefe de cirurgia no Centro Americano de Tratamento ao Câncer, a falta de perdão pode ter efeitos semelhantes ao de uma doença. Ele insiste que recusar a perdoar as pessoas que o fizeram mal, deixa as pessoas doentes e as mantêm assim.

Quando se trata do câncer, o perdão também pode desempenhar um papel importante na sua prevenção. Dr. Michael Barry, autor do livro The Forgiveness Project estima que 61% dos pacientes com câncer têm problemas relacionados ao perdão.

Ele ainda diz que manter essas emoções negativas, essa raiva e o ódio, cria um estado de ansiedade crônica, que por sua vez, produz excesso de adrenalina e cortisol, reduzindo o número das células que desempenham o importante papel de combater o desenvolvimento do câncer.

Um estudo publicado na Revista de Medicina Comportamental demonstrou que uma pessoa que costuma perdoar os erros dos outros vivencia um melhor bem-estar subjetivo e psicológico.

Em outros estudos, o perdão foi relacionado a sintomas físicos melhorados, menos medicamentos usados, melhor qualidade do sono, menos fadiga e menos problemas de ordem psicossomática.

Além disso, o perdão possui propriedades protetoras para o coração.

Um estudo publicado no Jornal Americano de Cardiologia descobriu que a raiva e outras emoções negativas tiveram efeitos cardiotóxicos, enquanto o perdão tem mais perfil cardioprotetor.

Como você pode ver, a lista de benefícios que você pode obter por perdoar as pessoas que erraram com você no passado é imensa.

Mas se o perdão causa tanto impacto na nossa saúde, porque não perdoamos?

Infelizmente em nossa cultura, o perdão muitas vezes é visto como sinal de fraqueza ou submissão.

É importante notar que o perdão é um processo e não um evento.

Perdoar nada mais é que tomar uma decisão consciente e deliberada de se libertar dos sentimentos de ressentimento e vingança que mantemos contra a pessoa que nos prejudicou, independente dessa pessoa merecer ou não.

Se você tem sentimentos de rancor ou vingança por alguém e ainda não perdoou essa pessoa, reflita melhor sobre essa decisão. Se tiver dificuldades para perdoar, talvez seja melhor buscar a ajuda de um especialista.

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

INSCREVA-SE NO CANAL ► https://goo.gl/JWAeet
Facebook ► https://goo.gl/QJwd9p

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde – médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.

——-
Para mais informações, fonte e referência, acesse ► https://www.natureba.net/a-negatividade-provoca-cancer-conheca-os-beneficios-do-perdao/