Alimento e Vida

Como Fazer Kombucha – Chá Probiótico, em Casa

Kombuchá tem origem chinesa e é conhecido há mais 2000 anos por suas propriedades terapêuticas, é uma colônia composta de micro-organismos probióticos que aglomerados formam uma película com aspecto de uma “panqueca”.

Seu chá fermentado gera um delicioso alimento, rico em ácidos, vitaminas e nutrientes que beneficiam nosso organismo como um todo.

Os microorganismos do Kombuchá se alimentam e transformam chá e açúcar numa saudável, nutritiva, desintoxicante e saborosa bebida.

A Kombucha é simples de se fazer. Recomendamos que você dê uma chance, porque a fabricação da sua própria kombucha é gratificante quando você considera o custo de comprar as garrafas na loja.

Aqui está uma receita simples para fazer sua própria kombucha em casa. Como fazer?

Ingredientes/Materiais:

Cultura de Kombuchá (colônia-mãe)
Jarra de vidro de cerca de 3L
250 ml de água desclorada*
2 colheres (chá) de chá preto
2 colheres (chá) de chá verde
½ xícara de açúcar refinado

Modo de Preparo
Ferva a água, acrescente o açúcar;
Ferva até dissolver;
Junte as folhas de chá, ferva + 2 minutos;
Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 15 minutos;
Coe, em um pano fino (tule) e deixe esfriar;
Coloque no vidro de 3L, Junto com: 800 ml de água + panquecas de kombuchá;
Tampe o vidro com tule e elástico na borda para evitar que moscas entrem,
Marque o dia que foi feito, mantenha em infusão por 10 dias. Após esse prazo, retire as panquecas, reserve um pouco para ativar a nova leva de kombuchá.
 
*Como desclorar a água: Ferver ou bater a água no liquidificador por uns 2 minutos. Espere a água retornar à temperatura ambiente nos 2 casos, pois o calor é prejudicial.

Contra-Indicações: Pessoas hemofílicas e mulheres grávidas ou que estão amamentando, não devem tomar a kombuchá sem antes consultar seu médico. Você já ouviu falar na kombucha? Já experimentou? Que tal experimentar? Agora que você já sabe como fazer a kombucha em casa, experimente e conte para nós sua opinião.

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

INSCREVA-SE NO CANAL ► https://goo.gl/KusnWT
Facebook ► https://goo.gl/QJwd9p

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde – médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.