Alimento e Vida

Conheça os Benefícios Incríveis da Castanha-do-pará para a Saúde

http://youtu.be/muASHEnU5iU

A castanha-do-pará é uma semente oleaginosa do mesmo grupo das amêndoas e das nozes. Ela tem alto valor nutritivo além de ser rica em fitoquímicos, gorduras insaturadas e minerais.

A castanha-do-pará também é fonte de potássio que ajuda a manter o cálcio do corpo evitando que ele seja eliminado pela urina. Em combinação com o fósforo, a castanha-do-pará é um grande aliado à saúde dos ossos.

Além disso, o potássio diminui o risco de doenças cardiovasculares, uma vez que ajuda a controlar a pressão arterial.

Por ser fonte de antioxidantes, como a glutationa peroxidase, a castanha-do-pará ajuda a renovar as células do sistema imunológico ao combater os radicais livres do corpo humano.

Veja em detalhe cada benefício da castanha-do-pará:

Melhora o sistema imunológico:

O conjunto de antioxidantes presentes na castanha-do-pará também ajuda a combater os radicais livres que podem fazer mal ao sistema imunológico. Saúde cardiovascular: Com alto teor de ômega-9 e rica em antioxidantes, a castanha-do-pará ajuda a aumentar o colesterol HDL (colesterol bom) e ajuda na redução dos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim)

Ajuda a tratar à tireoide:

Rica em iodo, selênio e zinco, a castanha-do-pará melhora a produção dos hormônios necessários ao bom funcionamento da tireoide, sendo um ótimo repositor de hormônios para pessoas com problemas de hipotireoidismo.

Protege o cérebro:

A combinação de ômega-9, Vitamina E e selênio presentes na castanha-do-pará combate os radicais livres dos neurônios, melhorando a vitalidade do cérebro. Estudos apontam que a castanha-do-pará também pode ajudar no tratamento de doenças generativas como Alzheimer e Parkinson.

Como consumir a castanha-do-pará corretamente?

Apesar de todos os benefícios da castanha-do-pará, por ser uma grande fonte de selênio, ela deve ser consumida com cuidado para evitar efeitos colaterais pelo excesso do mineral.

Para manter os níveis de selênio do corpo e evitar excessos, basta consumir 2 castanhas por dia. Por precaução, opte por consumir castanha-do-pará no máximo cinco vezes na semana.

O que acontece se houver exagero no consumo da castanha-do-pará?

Comer muita castanha-do-pará regularmente pode fazer mal à saúde, pois pode configurar numa overdose de selênio.

O consumo de altas quantidades de castanha-do-pará de forma ocasional não chega a provocar reações adversas, mas comer mais de 4 a 6 castanhas todos os dias pode provocar efeitos colaterais como, dor de barriga, enjoo, cansaço, vômitos, irritabilidade, queda de cabelo, descamação das unhas, distúrbios gastrointestinais, mau hálito e problemas no sistema nervoso.

Qual a melhor forma de consumir a castanha-do-pará?

Procure consumir a castanha-do-pará in natural e sem aditivos como sal ou molhos diversos para evitar consumir muito sódio. Recomenda-se comprar as castanhas que vêm embaladas e, de preferência, de origem orgânica.

Além da castanha-do-pará, o ácido fítico também pode ser encontrado em outros alimentos, como feijão e grãos, folhas verdes, cereais, amendoim, nozes diversas, sementes e tubérculos.

Por isso, é importante conversar com um nutricionista ou o médico para saber a melhor forma de incorporar a castanha-do-pará na sua dieta.

Não há contraindicações para o consumo da castanha-do-pará, salvo a alergia à semente, entretanto, é importante manter-se no nível de consumo recomendado e complementar a dieta com alimentos que compensem a perda de absorção mineral promovida pelo ácido fítico contido na castanha-do-pará.

Agora que você conhece os benefícios da castanha-do-pará para a saúde, entre em contato com seu médico ou nutricionista e veja como fazer dessa semente sua aliada na dieta.

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

INSCREVA-SE NO CANAL ► https://goo.gl/KusnWT
Facebook ► https://goo.gl/QJwd9p

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde – médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

——-
Para mais informações, fonte e referência, acesse ► https://www.natureba.net/conheca-os-beneficios-incriveis-da-castanha-do-para-para-a-saude/