Alimento e Vida

Kombucha: Conheça o Chá Probiótico Queridinho do Momento

A bebida fermentada lembra um refrigerante, mas é livre de conservantes, dá um up na imunidade e facilita a digestão!

O kombucha (se pronuncia kom-bu-tchá) é uma bebida probiótica milenar, conhecida como o “Elixir Imortal da Saúde” pelos chineses.

Ele se originou do Extremo Oriente há cerca de 2.000 anos, o kombucha é uma bebida com benefícios tremendos para a saúde que se estendem ao seu coração, seu cérebro e seu intestino.

Como essa bebida antiga faz uma diferença tão grande em seu corpo?

Devido ao processo de fermentação envolvido na criação da kombucha, existe uma grande quantidade de bactérias saudáveis conhecidas como probióticos. Essas bactérias alinham seu trato digestivo e apoiam seu sistema imunológico, pois absorvem nutrientes e combatem infecções e doenças.

Você sabia que 80% do seu sistema imunológico está localizado em seu intestino? Além disso o sistema digestivo é a segunda maior parte do seu sistema neurológico, então não é surpresa que o intestino seja considerado o “segundo cérebro”.

Beber kombucha todos os dias pode ajudá-lo a manter o pico da saúde imunológica, além de ter grandes benefícios para sua saúde geral.

O que é Kombucha?

Kombucha é uma bebida fermentada composta por chá preto e açúcar, que é usado como alimento funcional e probiótico. Contém uma colônia de bactérias e fermento que são responsáveis por iniciar o processo de fermentação uma vez combinado com açúcar.

Após a fermentação, o kombucha torna-se carbonatado e contém vinagre, vitaminas B, enzimas, probióticos e uma alta concentração de ácido (acético, glucônico e lático).

Essas bactérias são conhecidas como “bactérias produtoras de celulose”, o que significa que elas produzem celulose, que atua como um escudo para as células.

A solução de chá de açúcar é fermentada por bactérias e leveduras conhecidas como “SCOBY”. Embora geralmente seja feito com chá preto, o kombucha também pode ser feito com chás verdes. Interessado?

Você pode comprar o kombucha em lojas naturais e algumas lojas de supermercado. Porém também é possível fazê-lo em casa, mas requer dedicação, além também de uma ‘sementinha’ da cultura viva de kombucha.

Algumas pessoas acham que é um substituto mais saudável para refrigerantes, satisfazendo esse desejo de uma bebida efervescente. Existem até algumas variedades com sabor, como de limão, capim limão, morango, maracujá, etc.

Você já ouviu falar na kombucha? Que tal experimentar? Agora que você conhece os benefícios dela, experimente e conte para nós sua opinião.

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

INSCREVA-SE NO CANAL ► https://goo.gl/KusnWT
Facebook ► https://goo.gl/QJwd9p

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde – médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.