Alimento e Vida

Os Benefícios do Alho – ele combate mais de 20 doenças e destrói 14 bactérias

O alho é um dos remédios naturais mais poderosos!

Ele tem ação antibiótica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antiasmática, antioxidante, anticancerígena, entre outras, além de ser protetor cardiovascular.

A lista de benefícios do alho é grande, veja: – reduz pressão alta

– previne arteriosclerose
– auxilia na dissolução de cálculos renais
– tem efeito tônico sobre pessoas enfraquecidas
– previne gripes e resfriados
– ajuda na expulsão de vermes
– combate bronquite
– combate diarreia
– atua contra hemorroidas e varizes
– combate enfermidades dos rins e da bexiga
– fortalece a vista
– combate dor de cabeça enxaqueca
– contribui para a perda de peso
– combate tumores, herpes e diversos problemas de pele
– combate gota e reumatismo
– trata asma e outros problemas respiratórios
– combate tosse, rouquidão e catarro
– trata problemas circulatórios, pressão alta e diabetes

EXTERMINADOR DE BACTÉRIAS

Em laboratório, mediante diluição em série, o extrato fresco de alho mostrou ser capaz de inibir e destruir 14 espécies de bactérias, como por exemplo o Stafilococcus aureus, e outras bactérias que são potencialmente maléficas à saúde e causadoras de infecções.

Isso é atribuído à alicina, o componente-chave da atividade antimicrobiana, que também é responsável pelo odor característico do alho. A atividade antimicrobiana do alho é reduzida com sua fervura, pois a alicina praticamente desaparece durante o processamento térmico.

O que mais se destaca na composição nutricional do alho são os altos teores dos elementos zinco e selênio, metais antioxidantes. Estes nutrientes são muito importantes para o sistema imunológico.

Seu consumo também é indicado para casos de resfriado, gripe e em viroses geral.

Um estudo efetuado em duas regiões distintas da China, uma que emprega frequentemente o alho na culinária e outra  que não o utiliza, mostrou que a região que usa regularmente o alho tem menores índices de mortalidade em relação à região que não utiliza o alho na alimentação.

MODO DE USAR

O alho deve ser consumido cru, pois, após ser aquecido ou transformado, perde ou transforma suas propriedades benéficas.

No caso de cápsulas, a qualidade varia muito de marca para marca. Pesquise, se optar por esta forma, muito antes de comprar.

A recomendação é de 500 a 1.000mg de óleo de alho ao dia, como efeito protetor, ou de 1 a 2 dentes crus e frescos por dia, que podem ser ingeridos com água, chá ou suco.

Pode-se também tomar a água de alho, enchendo um copo  de água e acrescentando um dente de alho picado. Tome esta água aos goles durante o dia, acrescentando mais água. Ao fim do dia, descarte o alho.

A ingestão com leite deve ser evitada, pois o leite cria muco no organismo, que depois de algum tempo será a causa de infecções e outros problemas.

O uso excessivo ou em dose elevada do alho pode causar má digestão e irritabilidade da mucosa gástrica.

O alho deve ser evitado em casos de pré e pós-operatório, em pessoas com alergia, grávidas, lactentes e crianças até 4 anos, pois tem efeito antiplaquetário.

Gostou da receita? Se você gostou curta o vídeo, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste vídeo têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto de diagnóstico ou diagnóstico médico sem antes consultar um profissional de saúde – médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.

——-

Para mais informações, fonte e referência, acesse ►

O alho combate mais de 20 doenças e destrói 14 bactérias – veja como usá-lo da forma correta