Alimento e Vida

Te falaram que abacaxi emagrece? Então assista esse vídeo!

Os benefícios do abacaxi são bem abrangentes e muito importantes, especialmente porque a fruta é extremamente rica em fibras, além de possuir muita vitamina C em sua composição.

As fibras que compõem o abacaxi são responsáveis pela efetividade do uso da fruta no tratamento da constipação, ou seja, do intestino preso.

O abacaxi contém um tipo de fibra que quase não se alteram quando são expostas à água, por conta disso, são chamadas de fibras insolúveis.

Essas fibras insolúveis tem trânsito facilitado no intestino, pois não se agarram às paredes do órgão, o que faz com que elas facilitem o trabalho do intestino e ajudem na eliminação de toxinas.

Por conta disso, um dos benefícios do abacaxi é ser um digestivo natural e ajudar no alívio e no tratamento em longo prazo da constipação.

Por ser uma fruta rica em bromelina, o abacaxi melhora a digestão e a absorção das proteínas contidas nas carnes, o que acelera o processo de digestão de carnes de aves, peixes, bovinos e suínos.

A bromelina contida no abacaxi é uma enzima que garante que um dos benefícios do abacaxi seja o auxílio às dietas para perder peso e ao combate da acidez estomacal, fazendo o abacaxi um digestivo completo.

Além disso, a bromelina tem a capacidade de combater a formação de placas nas veias e artérias que impeçam o fluxo sanguíneo, fazendo do abacaxi um excelente anticoagulante.

Por conta disso, dentre os benefícios do abacaxi está a sua capacidade de reduzir o risco de ocorrência de doenças cardíacas diversas, como: ataques cardíacos, embolias e acidentes cardiovasculares.

Mais importante ainda, a bromelina contida no abacaxi tem melhor rendimento no combate às células cancerígenas do que o componente fluorouracil-5, usado no combate ao câncer.

Esse é um dos benefícios do abacaxi mais importantes para pessoas que estão combatendo o câncer, pois o abacaxi não tem efeitos colaterais sobre as células e tecidos do nosso corpo.

Nesse sentido, incluir o abacaxi na dieta de uma pessoa que está fazendo tratamento para eliminar o câncer pode ajudar muito, tanto pela presença da bromelina, quanto pelo efeito antioxidante do abacaxi que ajuda a rejuvenescer as células do corpo.

Além de bromelina, o abacaxi é também uma fonte de potássio, muito necessária para a circulação, especialmente nos membros inferiores, ajudando a prevenir e aliviar câimbras, a ocorrência de varizes e doenças como a aterosclerose.

Uma fatia de abacaxi contém 5mg de manganês, que corresponde a 40% das suas necessidades diárias.

Comer três fatias de abacaxi ajuda a fortalecer a imunidade do corpo de forma natural, pois combate os radicais livres do nosso corpo e, por isso, fortalece os antioxidantes, responsáveis pela renovação celular do nosso organismo.

Além disso, o manganês presente no abacaxi facilita a absorção de cálcio pelo corpo, o que é crucial para fortalecer os nossos ossos.

Dentre os benefícios do abacaxi, também é possível destacar o fato da fruta ajudar a regular a quantidade de glicose no sangue devido à soma de seus nutrientes. Podemos destacar vários nutrientes presentes no abacaxi, mas o que mais sobressai, sem dúvidas é a forte presença de vitamina C.

Para ter uma ideia, 160g de abacaxi possui aproximadamente 75mg de vitamina C. Essa quantidade de vitamina C corresponde à totalidade de vitamina C necessária para as mulheres, e quase toda a vitamina C que os homens precisam para se protegerem por um dia.

Por ser uma verdadeira bomba de vitamina C os benefícios do abacaxi se estende ao processo de cicatrização de feridas e de sangramento nas gengivas. Aliás, a vitamina C presente no abacaxi também ajuda a melhorar a elasticidade de nossa pele, pois ajuda na produção de colágeno, muito necessário para o aspecto saudável da pele e dos cabelos.

Por ajudar na absorção de ferro, o consumo de abacaxi em combinação com espinafre, feijão ou lentilhas, melhora os níveis de energia do corpo, ajudando a combater sintomas como o cansaço e o desânimo.

O abacaxi é uma fruta versátil e por isso vale a pena incorporá-la numa dieta balanceada e mais saudável.

Além disso, os benefícios do abacaxi são muito diversificados e cobrem uma série de problemas que podem ser tanto corriqueiros como mais graves.

Por ser uma fruta bem ácida, devido a sua alta concentração de vitamina C, o consumo exagerado de abacaxi pode levar ao aparecimento de aftas na boca, por conta disso, saiba equilibrar o abacaxi com outros alimentos não ácidos ou manter o consumo da fruta dentro de um limite aceitável.

*O acompanhamento de um profissional da área de saúde é fundamental para uma boa saúde.
——-

Para mais informações, fonte e referência, acesse ► https://www.natureba.net/abacaxi-emagrece-veja-5-beneficios-de-comer-abacaxi/